Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Adestramento tradicional X Adestramento positivo

Adestramento tradicional: O adestramento tradicional utiliza muito o castigo ou punição, como método para evitar repetição de comportamentos indesejados. Quase não há recompensas, é tudo baseado na teoria de dominância, na qual dizem termos que ser o cão alfha e intimidarmos nossos cães para enfim controlarmos. Como resultado acabamos por não ver um trabalho em equipe e sim um trabalho de escravidão. O treino se torna frustrante cada vez que o cachorro erra ou não compreende o que o seu dono diz, pela coleira vemos os treinadores descontando sua raiva. Cada erro ou falha é interpretado como uma maneira de o cão querer roubar seu posto de líder, e isso é inadmissível! Portanto devem ser rígidos.

Adestramento positivo: Se baseia na teoria de ignorar um comportamento negativo e compensar, principalmente com petiscos, um comportamento positivo. É mais descontraído e é encarado como uma maneira de dono e cão se divertirem e trabalharem juntos. Nenhum tipo de castigo, como puxões na coleira, pontapés, gritos, etc, é permitido. A relação humano e cão é na base do respeito de ambas as partes, com o treinador compreendendo os comportamentos e extintos do seu cão. A teoria de dominação não é levada em conta. Não importa se o cão caminha na sua frente de vez em quando nos passeios, ou se dorme na sua cama, ou passa primeiro em uma porta. Cães são cães, e não lobos, assim como a relação humano e cão não deve ser a mesma que cão e cão.

Vou citar um exemplo de como funciona os dois tipos de adestramento por meio de um exemplo: Max é um cão medroso, vive com o rabo baixo e se esconde assim que ve pessoas ou animais. Se não tiver aonde se esconder ele se torna agressivo, late e não deixa ninguém se aproximar.

Como o adestramento tradicional trataria: Primeiro Max seria exposto a um ambiente cheio de pessoas e animais, deuma vez só, para que enfrente seu "medo". Para que ele não fuja seria usado enforcador e daria os conhecidos puxões caso ele tentasse correr. Colocariam uma corda amarrada no rabo para mantê-lo para cima (método César Milan). No fim o cão desistiria de fugir ou latir porque haveria um castigo para tal. Haveria uma supressão de comportamento.

Como o adestramento positivo trataria: Seria exposto, uma pessoa por vez a ele, cada vez que essa pessoa aparecesse Max ganharia um petisco e carinho. Depois de várias repetições aumentaria-se o número de pessoas, se Max reagir o treinador vai apenas ignorá-lo e fazer com que sua atenção se volte a outra coisa, como ao petisco, ou algum brinquedo. Seria um trabalho gradual para que o cão compreenda que sempre que uma pessoa se aproximar ela não apresentará perigo, e sim uma coisa boa, como um petisco. Ele associará pessoas a animais a algo bom, no fim o cão nem prestara mais atenção em quem passa ao seu redor, e ficará até feliz, pois quanto mais pessoas mais recompensas e carinho. Haveria uma modificação comportamental.

Vou citar outro exemplo com dois vídeos. O primeiro trata-se do método de adestramento tradicional, o treinador está tentando fazer que o cão aprenda o famoso apport (carregar um objeto com a boca), note que ele usa de vários puxões na guia, assim como uma coleira de choque, grita e até da tapas no cão. No segundo vídeo temos o ensinamento do mesmo truque, apport, mas por outro método, o positivo.



Tirem suas próprias conclusões. Que tipo de adestramento você deseja para o seu cão?

3 comentários:

  1. Eu morei em Londres durante 3 anos trabalhei com cães-guia para cegos, onde nós só usamos o reforço positivo para treinar futuros cães-guia. Eu recomendo usar o reforço positivo como escolha número um treinamento do cão.

    Por quê? É o único método usado para treinar cães de serviço (cães-guia, cães farejadores e etc.), porque é o método de treinamento do canino mais confiável e eficaz no mundo.

    Se você estiver interessado em adestramento de cães com reforço positivo e bem-estar canino, curta nossa pagina no facebook.com/citydogsclub ou visite nosso blog dedicado ao mundo canino http://www.citydogsclub.com.br/dog-walker-sp-blog-sobre-adestramento-de-caes-e-bem-estar-canino/2015/9/26/introducing-clicker-training

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quem foi o idiota q escreveu isso? Nao conhece nada de adestramento tradicional, vai estudar antes de falar asneiras.

    ResponderExcluir